quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dois paraísos no Canadá

Ponha num só lugar os seguintes ingredientes: rios cristalinos, lagos cor turquesa ou brancos de gelo, céu azul, montanhas nevadas, florestas bem preservadas, dezenas de cachoeiras, algumas azuis, geleiras quilométricas, canyons escavados pelas eras glaciais e pelas chuvas, bandos de pássaros e bichos, alguns dos mais antigos e estranhos fósseis do planeta, ar sempre fresco com odor de pinheiro, paisagens deslumbrantes.
Misture bem esses ingredientes, descubra todas as formas para combinar e recombinar tanta variedade e formosura. Pronto. Você chegou ao Oeste do Canadá, aos Parques Nacionais de Banff e de Jasper, isto é, você está num dos mais deslumbrantes cenários da Terra. Aproveite. Aqui se respira a natureza em estado puro, sem aditivos. Caminhar pela região revigora a mente e o corpo. Pode ser por um dia, três, uma semana, duas. Há trekkings para todos os gostos.
          Se você for do tipo que gosta de estrada e conforto, Banff e Jasper também o encantarão, pois podem ser vistos em todo o seu esplendor da janela do carro ou do hotel. Estão ligados por duas bonitas rodovias, a Canadá 1 A e a 93, que passam por Lake Louise (famoso pela cor turquesa), enquanto margeiam as águas límpidas dos rios Bow e Athabasca. Duzentos e sessenta quilômetros boquiabertos separam os dois parques que, pela paisagem deslumbrante e pela riqueza da flora e fauna, se tornaram Patrimônios Naturais da Humanidade pela UNESCO. Título merecido.
          Banff, criado em 1885, é o terceiro mais antigo parque nacional do mundo, tem mais de 1.600 quilômetros de trilhas, quase 3.000 locais para acampar e mais de quatro milhões de pessoas o visitam a cada ano. Gente do mundo inteiro o procura, sobretudo para longas caminhadas. Aliás, estas tiram o fôlego. Não só nas trilhas, às vezes difíceis, como na deslumbrante paisagem. A mente vive epifanias.
          Jasper, maior parque das Montanhas Rochosas, data de 1907, possui grande variedade de animais silvestres e recebe mais de dois milhões de turistas por ano.  
          Bons hotéis, bed&breakfasts, restaurantes e serviços, a preços razoáveis, atendem aos visitantes de ambos os parques. Se preferir, acampe. A baixíssimo custo, com conforto e segurança.
          Há lugares onde a natureza caprichou mais ao fazer o mundo. Banff e Jasper estão entre eles. São dois pedaços do paraíso transferidos para a Terra. Dão saudade pelo resto da vida.

                                                                                                   Para Gabi.



3 comentários:

Anônimo disse...

Primo, deu vontade de conhecer. Os locais parecem lindos e sua descrição nos ajuda a viajar. Parabéns! Beijos,

Patrícia Giffoni disse...

Tão bem descrito, que já estou com saudades!!! Guardarei bem esses nomes, caso surja uma oportunidade de conhecer lugares mágicos!!!

BlogdoLuísGiffoni disse...

Não viajem para lá nem em julho nem agosto.Fica cheio demais. O melhor mês é setembro. Ou junho.