segunda-feira, 27 de abril de 2015

A simplicidade da partida - um poema dos Andes

Os quíchuas, descendentes dos incas, formam a maior parte da população peruana. Escutei este poema perto de Machu Picchu, mantido pela tradição oral, hoje traduzido para o espanhol. Parece que foi criado por um Dom Quixote dos Andes. A simplicidade faz sua beleza. Leva o minimalismo no coração.

Hoje é o dia da minha partida.
Era. Hoje não vou mais, fica para amanhã.
Partirei tocando
uma flauta de osso de mosquito,
minha bandeira será uma teia de aranha,
de um ovo de formiga farei meu tambor.
Minha montaria? Minha montaria
será um ninho de beija-flor.


O provérbio mais famoso dos quíchuas é "ama sua, ama quella, ama llulla", ou seja: "não roubar, não ser preguiçoso, não mentir". Brasília podia adotá-lo.

Nenhum comentário: